terça-feira, 25 de junho de 2013

Casa do Poço - Lamego







   Escudo oval sob coronel de visconde?
Esquartelado: I - Rebelo. II - Carvalho. III - Portugal. IV - Pinto

 Esta Casa pertenceu a famílias de elevada nobreza. Embora sofresse modificações que, ao longo dos tempos, lhe alteraram a traça original, o edifício tem alguns elementos que lhe conferem alguma importância.
    Possui duas janelas notáveis voltadas para a estreita rua dos Loureiros, sendo estas dois exemplares primorosamente lavrados em granito, mas com elementos de épocas distantes: o balcão e os enquadramentos pertencem à primitiva traça (séculos XII- XIII), sendo os arcos e as colunas obra do séc. XVI.
    O solar possuía mais brasões, estando dois no Museu de Lamego. Actualmente, no corpo voltado para a Sé, existem dois: um em granito, na fachada principal e outro, em ferro, a encimar o portão forjado que dá acesso ao pátio de entrada. Ambos são esquartelados e possuem os emblemas heráldicos dos Rebelos, Carvalhos, Portugais (modernos) e Pintos.
     O edifício foi objecto de reconstrução no século XVIII. Foi adquirido pela diocese em 1921 e o Seminário ali funcionou até 1961, altura em que foi inaugurado o Seminário Novo no Lugar da Rina.
Após profundas obras de remodelação, em 15 de Novembro de 2008, foram ali inaugurados novos espaços destinados as exposições de Arte Sacra e Arquivo Histórico Diocesano.  

Localização: em frente à Sé, fazendo ângulo com a Rua dos Loureiros.

Sem comentários:

Enviar um comentário