quarta-feira, 26 de junho de 2013

Colégio Imaculada Conceição - Lamego








Escudo sob elmo e timbre de Almeidas ou Melos.
Partido: I - Almeida. II - Soeiro.
Diferença no primeiro partido.

 Brasão eclesiástico com atributos de cónego.
Partido: I - Freire. II - Sousa do Prado.
 Armas de D. António Freire Gameiro Sousa, cónego da Sé de Lamego.
 Foi depois bispo de Aveiro (1774-99)

 O solar é uma construção do século XVIII e foi mandado erigir pelo então cónego da Sé de Lamego, D. António Freire Gameiro Sousa, que mais tarde viria a ser nomeado bispo de Aveiro.
   O Colégio da Imaculada foi fundado na rua dos Fornos, em Fevereiro de 1927. Inicialmente funcionou numa casa contígua ao antigo colégio de Santa Teresinha, ali existente. Em 1937, as Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição compraram o Colégio de Santa Teresinha a D. Antónia de Castro. O estabelecimento de ensino, destinado a meninas e sempre dirigido pelas Irmãs Franciscanas, foi mais tarde ampliado, chegando o internato a ultrapassar a 180 alunas, mantendo-se como um dos colégios mais prestigiados do país. Actualmente, é um  colégio misto e muito recentemente conheceu uma nova etapa da sua história ao ser adquirido por um particular.
   A pedra de armas que se encontra sobre o portão pertence ao edificador do edifício. Este brasão, com borlas e chapéu eclesiástico, possui as insígnias dos Freires de Andrade e dos Sousas.
Existe um portão em ferro forjado, não longe da porta principal, que possui um brasão em chumbo fundido. Está verticalmente dividido em duas palas, tendo na dextra as armas dos Almeidas e à sinistra as dos Pereiras.

Localização: Rua dos Fornos

Sem comentários:

Enviar um comentário