terça-feira, 25 de junho de 2013

Antigo Seminário de Lamego

 




 Heráldica de dignidade eclesiástica.
Escudo oval esquartelado sob coronel de conde e chapéu eclesiástico de onde pendem dois cordões com três ordens de borlas 1+2+3 (6 - Bispo)
I - Trindade (não existe). II - Vasconcelos. III - Pereira. IV - Melo.
Pendente a insígnia da Ordem de Cristo


   Teve a sua origem no Colégio de S. Nicolau, fundado pelo bispo de Lamego, D. Manuel de Noronha, cujo desejo seria ali fazer um futuro seminário. O colégio, porém, deixou de atender às necessidades da diocese e entrou em decadência.
   Naquele mesmo local, o bispo D. João Binet Píncio fundou o seminário que ficou concluído em 1800 e ali funcionou até ao advento da República, altura em que foi ocupado pelo ”Distrito de Recrutamento e Reserva de Infantaria nº 9”.
   O edifício sofreu obras de vulto já no século XX, ficando beneficiado pela subtracção de um terceiro piso, inestético e arruinado. Sob administração do exército, tem funcionado como messe de oficiais.
    No portão de ferro está o brasão que pertenceu ao bispo D. António da Trindade de Vasconcelos Pereira de Melo. Este brasão é um belo trabalho de fundição em chumbo executado pelo serralheiro lamecense, Manuel de Almeida, e possui o chapéu representativo da dignidade de bispo, como tantos outros existentes em Lamego.
    Segundo Correia de Azevedo (1974), este brasão apresenta um único senão: no quartel representado pela cruz de Cristo, devia existir a cruz florenciada dos Pereira, de acordo com o seu próprio apelido, e no primeiro, as três estrelas que designam o apelido Trindade, são uma ingénua fantasia de quem cuidou de mandar elaborar as peças do brasão, pois o apelido Trindade não figura nos armoriais portugueses. No segundo quartel estão representadas as armas dos Vasconcelos e no quarto as dos Melos.

Localização: Baixa de Lamego, em frente ao Palácio da Justiça.

Sem comentários:

Enviar um comentário