terça-feira, 25 de junho de 2013

Casa das Brolhas - Lamego













Escudo de fantasia sob coronel de nobreza.
Cortado: I - Partido de: 1 - Osório. 2 - Menezes (de Marialva).
II - Mantelado de: 1 - Castro (de treze arruelas). 2 - Fonseca. 3 - Manoel de Vilhena.

    Erigido em 1771 é um dos mais grandiosos edifícios solarengos de Lamego.
    A sua frontaria chama atenção pelos ornamentos decorativos invulgares, lavrados no granito, onde sobressai o imponente portão e o magnífico brasão da família. O escudo está dividido em cinco partições, realçando-se os sinais heráldicos dos Osórios, Menezes (marqueses de Marialva) esquartelado, Castros à sinistra com treze arruelas.
    É este edifício considerado imóvel de interesse público por despacho de 1975, sendo, a sua imponência, uma demonstração da prosperidade que a aristocracia detinha na região de Lamego no século XVIII.

    À Casa das Brolhas pertenciam vários notáveis que estavam ligados à mais antiga nobreza de Portugal, como Macário de Castro da Fonseca e Sousa, par do reino, brilhante parlamentar nos primeiros tempos do regime constitucional, grande benemérito de Lamego, como o foi seu neto, Macário de Castro da Fonseca e Sousa Pereira Coutinho, também par do reino. Outros antepassados seus se assinalaram, como Manuel Pinto da Fonseca que veio a ser Grão-mestre da Ordem de Malta.

Classificação: IIP - Imóvel de Interesse Público
Localização: Rua Macário de Castro

2 comentários:

  1. Ola boa noite! Sou Ana maria dos santos faustino . Filha de manuel faustino . Sei ke o meu pai viveu ai. Pode me dizer algo?

    ResponderEliminar
  2. anamaria dos santos faustino15 de junho de 2015 às 23:08

    Onde meu pai viveu! Manuel Faustino

    ResponderEliminar