Aviso

Este fotoblogue tem como objectivo principal a divulgação do património nas suas muitas vertentes. É pessoal, embora esteja aberto todas as contribuições que caibam no ambito do mesmo. Não tem fins lucrativos mas tem adicionada uma conta de adsense, que até à data de hoje (08-03-2015) acumulou 44.69€ (sendo que está activo desde Março de 2012 e conta já com mais de 146200 visitas). Faço-o com todo o gosto e com a entrega que o tempo me permite. Tudo o que está aqui publicado é resultado de muitas horas de trabalho que ofereço a todos os leitores. O meu objectivo principal é registar a existência de diversas formas de património através da fotografia. Normalmente utilizo fontes cyberneticas para dar alguma informação complementar às fotografias que publico mas tenho sempre o cuidado de referir as fontes! Tenho tido, felizmente, optimas reacções e comentários que têm vindo a enriquecer, e muito, este blogue. Considero que tudo o que partilho aqui é público, e é para ser utilizado por toda a gente, principalmente como fonte de estudo. No entanto, não me parece correcto que o material aqui partilhado seja retirado e utilizado em publicações de terceiros, na internet, ou em papel, sem qualquer referência a este blogue ou ao seu autor. Considero ainda de pior gosto a manipulação das imagens de forma a parecerem outras, através da alteração de cores de fundo e supressão da marca de água, e essa é a única coisa que, enquanto autor e dono dos direitos destas imagens, proíbo determinantemente! Também é bonito, delicado e ciêntificamente correcto fazer o mesmo em relação aos textos de minha autoria que aqui estão publicados, assim como à autoria de comentários feitos aos mesmos. Agradeço a vossa compreensão apelando ao bom senso de todos!

terça-feira, 25 de junho de 2013

Casa das Brolhas - Lamego













Escudo de fantasia sob coronel de nobreza.
Cortado: I - Partido de: 1 - Osório. 2 - Menezes (de Marialva).
II - Mantelado de: 1 - Castro (de treze arruelas). 2 - Fonseca. 3 - Manoel de Vilhena.

    Erigido em 1771 é um dos mais grandiosos edifícios solarengos de Lamego.
    A sua frontaria chama atenção pelos ornamentos decorativos invulgares, lavrados no granito, onde sobressai o imponente portão e o magnífico brasão da família. O escudo está dividido em cinco partições, realçando-se os sinais heráldicos dos Osórios, Menezes (marqueses de Marialva) esquartelado, Castros à sinistra com treze arruelas.
    É este edifício considerado imóvel de interesse público por despacho de 1975, sendo, a sua imponência, uma demonstração da prosperidade que a aristocracia detinha na região de Lamego no século XVIII.

    À Casa das Brolhas pertenciam vários notáveis que estavam ligados à mais antiga nobreza de Portugal, como Macário de Castro da Fonseca e Sousa, par do reino, brilhante parlamentar nos primeiros tempos do regime constitucional, grande benemérito de Lamego, como o foi seu neto, Macário de Castro da Fonseca e Sousa Pereira Coutinho, também par do reino. Outros antepassados seus se assinalaram, como Manuel Pinto da Fonseca que veio a ser Grão-mestre da Ordem de Malta.

Classificação: IIP - Imóvel de Interesse Público
Localização: Rua Macário de Castro

Sem comentários:

Enviar um comentário