segunda-feira, 2 de junho de 2014

Paços do Concelho de Torre de Moncorvo.





CRONOLOGIA
1842 - data de decisão da Câmara Municipal, para a construção de um Passeio Público, o Largo do Castelo, e do edifício dos Paços do Concelho, onde se encontrava o Castelo da vila; 1863 - Início da construção do edifício dos Paços do Concelho, com projecto do arquitecto francês August Henri Pelegrin, sob a orientação do mestre pedreiro José António Mendo; as obras de madeiramento, como o telhado, portas e janelas, foram executadas pelo carpinteiro da vila Claudino Chaves de Oliveira; arrematação da obra das escadas que ligam a praça ao Lg. do Castelo, pelo canteiro José António Mendo; 1970, década - os serviços camarários foram transferidos provisoriamente para outro edifício, tendo este ficado, até ao final da década de 80, como Repartição de Finanças; 1999 - obras de remodelação e recuperação do edifício.

CARACTERÍSTICAS PARTICULARES
Caracteriza-se pela sobriedade e singeleza de linhas, bem como pela regularidade da fenestração, com vãos de diferente modinatura sobrepostos. É na fachada principal, que se concentra a maior riqueza decorativa, com a sobreposição de ordens, típicas do período neoclássico, apresentando a ordem toscana no primeiro piso e a dórica no pano central do segundo. Os vãos do piso térreo possuem alguns apontamentos revivalistas neobarrocos, como as volutas no fecho e as molduras convexas e pinhas fitomórficas a rematar o portal axial, enquanto que os do segundo são de linhas mais clássicas, destacando-se a janela central com ampla sacada, extravasando o pano, assente em mísulas e com guarde de ferro. No interior destaque para os tectos estucados, do salão nobre e da sala de reuniões, a primeira com temática relacionada com a Câmara, e em revivalismo neorococó, e o segundo em revivalismo neobarroco e de composição fitomórfica.

DESCRIÇÃO COMPLEMENTAR
HERÁLDICA: Pedra de armas da vila de Torre de Moncorvo, conforme descrição do abade de Baçal, Francisco Manuel Alves, em "Memórias": "de ouro, com uma tôrre torriada de azul, aberta e iluminada do campo. O torreado, acompanhado por dois corvos de sua côr, afrontados e pousados nas ameias da tôrre. Coroa mural de prata de quatro torres. Listel branco com os dizeres: vila de torre de Moncorvo. Bandeira - de azul. Cordões e borlas de ouro e azul. Lança e haste douradas. Sêlo - circular, tendo ao centro as peças das ramas sem indicação dos esmaltes. Em volta, dentro de círculos concêntricos, os dizeres: Câmara Municipal de Tôrre de Moncorvo", (ALVES 1981).

In: http://www.monumentos.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=540

Sem comentários:

Enviar um comentário