domingo, 30 de novembro de 2014
Torre de Cambra - Vouzela.
Arquitectura militar, medieval. Torre de planta quadrada, com muros robustos e matacães, com poucas fenestrações e entrada única, de arco quebrado, acima do solo, servida por escadaria de madeira que se retiraria em caso de ataque. Vestígios de três pisos assoalhados.
Planta quadrangular, com coincidência entre o exterior e o interior, de massas simples e disposição verticalista, sem cobertura. Fachadas em alvenaria aparente. Fachada principal voltada a SO., com portal em plano superior ao solo, de arco quebrado, e descentrado. No muro, duas mísulas. Fachada NO. cega, ostentando várias mísulas, sendo a NE. rasgada por janelão rectangular, em plano superior. No topo, estrutura de apoio a matacães. Fachada SE. cega. INTERIOR ostenta, à mesma cota, entalhes nos muros, para sustentação das traves de sustentação de dois pisos assoalhados, já desaparecidos.
1058 - Viseu foi reconquistado aos mouros por Fernando Magno e foi criada a Terra de Lafões, cujo centro militar e político se localizava no Monte da Senhora do Castelo, nas imediações de Vouzela; 1258 - as Inquirições de D. Afonso III dão conta de um povoamento lafonense constituído por uma rede de aldeias e quintas distribuidas de forma homogénea; séc. 13 / 14 - construção do imóvel, com características defensivas; séc. 14 / 15 - na área de Lafões, algumas localidades possuiam torres senhoriais e atalaias, sendo que a de Cambra era pertença dos cavaleiros-fidalgos de Cambra; séc. 16 / 17 / 18 - a torre pertenceu aos senhores de juro e herdade de Trofa.
in: monumentos.pt
Marcadores:
Cambra,
Concelho de Vouzela,
Distrito de Viseu,
Domus fortis,
Torre medieval
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário