segunda-feira, 20 de maio de 2013

Casa em Belide, Condeixa-a-Nova





Escudo de fantasia sob elmo e timbre.
Escudo esquartelado: I e IV - Fonseca. II - Barata. III - Henriques.

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Gostava de informar os digníssimos administradores desta página que, o brasão da Quinta de Belide tem: na I e na IV as armas dos Coutinho, na II as armas dos Baratas, e na III as armas dos Câmara. As estrelas dos Coutinho tem cinco pontas, as outras tem seis.

    ResponderEliminar
  3. Caro anónimo, agradeço o seu apontamento, mas tal não não se passa. Como sabe, na heráldica, existem com muita frequência erros provocados pelo executante do trabalho, ou até mesmo pelo mandante da obra, devido, muitas vezes, à falta de conhecimento heráldico, e uma estrela ter cinco ou seis pontas será, para alguns, apenas uma questão de pormenor. No entanto, se observar melhor o brasão, reparará que o timbre que o mesmo ostenta é de Fonsecas e não de Coutinhos. Mais acresce que a genealogia, ciência fundamental no auxílio à heráldica, nos diz que os proprietários desta casa descendem directamente de Manuel José da Fonseca Barata, que recebeu Carta de Brasão de Armas a 18-02-1787, para Fonsecas, Baratas e Henriques. Os melhores cumprimentos, Manuel Ferros, (o administrador do blogue).

    ResponderEliminar
  4. Boa noite.
    Por acaso tem alguma informação relativa sobre o Solar dos Azevedos, mais tarde conhecido pela Quinta dos Delgados, de Belide, muito embora pertencente à freguesia de Figueiró do Campo? De momento procuro uma relação entre o Solar dos Azevedos e este que aqui divulgou relativamente a João Ferreira de Azevedo Godinho (de Belide).
    Cumprimentos.
    Américo Oliveira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Prezado Américo Oliveira, sou parente de uns Azevedos de Belide.
      tenho resgatado minha históra se desejar entre em contato
      grande abraços

      Eliminar