terça-feira, 14 de maio de 2013

Solar dos Viscondes de Ponte da Barca, Abrunheira - Montemor-o-Velho



Pedra de Armas de Fernando Luís Pereira de Vasconcelos - 2º Visconde de Ponte da Barca . Escudo em cartela sob coronel de visconde, adornado de paquife. Esquartelado: I - Vasconcelos. II - Bandeira. III - Cardoso. IV - Silva.

3 comentários:

  1. Sou brasileiro, descendente de uma irmã do 1o Visconde de Ponte da Barca, e achei interessante o seu blog. Gostaria, se possível, de obter maiores informações sobre este solar e a sua localização.

    Agradeço-lhe o retorno a este meu pedido.

    Atenciosamente,
    Francisco de Paula Vasconcelos Bastos
    chicovbastos@gmail.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Senhor Francisco de Paula Vasconcelos Bastos,
      Sou igualmente descendente de uma irmã do 1º Visconde de Ponte da Barca, D. Maria do Carmo Pereira de Vasconcelos que casou com Felipe Joaquim da Cunha e Castro.
      É uma satisfação encontrá-lo!
      O solar acima referenciado, da Quinta do Chafariz, fica localizado na área urbana do pequeno povoado de Abrunheira, no termo do Município de Montemor-o-Velho, Coimbra, Portugal.
      O brasão referenciado são a do 2º Visconde, Fernando Luís Bandeira Pereira de Vasconcelos.

      Eliminar
    2. Caro senhor José Roberto Vasconcelos,
      Também para mim é uma satisfação saber que temos ascendentes em comum.
      Em junho passado, coordenei o primeiro ENCONTRO DOS VASCONCELLOS, nas cidades históricas de Ouro Preto e
      Mariana, em Minas Gerais, aqui no Brasil, onde se casaram os pais do 1o Visconde de Ponte da Barca (e de minha tetravó, Ana Rosa de Vasconcellos, assim como da sua, que foi a primogênita).
      Foi um bom começo para a minha tentativa de criar um espaço de referência para os descendentes do casal Diogo Pereira Ribeiro de Vasconcellos e D. Maria do Carmo de Sousa Barradas.
      Um dos objetivos é atualizar a nossa árvore genealógica, a partir de 1785, para o que gostaria de convidá-lo a participar com as informações que puder disponibilizar, pelo que serei muito grato.

      Eliminar