sábado, 23 de agosto de 2014

Solar dos Cunha e Melo, São Pedro do Sul





Escudo Francês sob elmo e timbre de Melos, suportado por dois leões coroados, afrontados.
Esquartelado: I - Melo, (tombado); II - Cunha (tombado); III - Castelo Branco (tombado); IV - Amaral (tombado).

Tecto interior
Escudo Francês sob elmo e timbre de Melos..
Esquartelado: I - Melo, (tombado); II - Cunha (tombado); III - Castelo Branco (tombado); IV - Amaral (tombado).

Estas armas foram atribuídas a Luís Fradique da Cunha e Melo de Abreu e Eça (1699-1781), Fidalgo Escudeiro da Casa Real, Capitão-Mor de Lafões. (Ver comentários).

3 comentários:

  1. Uma correcção:

    Este edifício é o Solar dos Cunha e Melo, na Travessa do Chão do Mosteiro, em S. Pedro do Sul.

    Na invulgar composição heraldica que se encontra sobre a porta principal, estão representadas as seguintes armas: escudo esquartelado, I - Melo, (tombado); II - Cunha (tombado); III - Castelo Branco (tombado); IV - Amaral (tombado), timbre Melo.
    Estas armas foram atribuidas a Luis Fradique da Cunha e Melo de Abreu e Eça (1699-1781), Fidalgo Escudeiro da Casa Real, Capitão-Mor de Lafões.
    Adquiriu várias construções contíguas à primitiva Casa da família de sua mãe, incluindo a antiga Casa do Concelho, em S.Pedro do Sul, para cuja aquisição teve provisão régia (Chancelaria de D.João V a 07.07.1740). Nasceu e faleceu em S.Pedro do Sul e está sepultado no Convento de S.José.
    Foi meu 7º avô.

    A 'Casa do Visconde de Moçamedes' (Barões de Moçamedes / Condes da Lapa), algumas dezenas de metros afastada desta, aparece referenciada aqui no Blog como 'Solar da Lapa'.
    A pedra de armas que se vê nessa casa, sobre o portão / arco de acesso ao pátio, é tardio e sem ligação com a familia dos Senhores, Barões, Viscondes de Moçamedes e Condes da Lapa.

    Diogo Vasconcelos.

    ResponderEliminar
  2. Caro Diogo Vasconcelos, mais uma vez muito obrigado pelas informações. Bem haja!

    ResponderEliminar
  3. Como a já longa história, de quase três séculos, deste edificio está intimamente interligada com familiares directos e/ou muito próximos, posso acrescentar dados mais completos:

    Foram Senhores da Casa dos Cunha e Melo:

    1º- Luis Fradique da Cunha e Melo de Abreu e Eça (acima referido, que a mandou construir no sec.18), meu 7º avô, passando para seu filho:

    2º- Alexandre da Cunha e Melo de Abreu, e seu filho:

    3º- António de Melo da Cunha, que faleceu sem descendencia, tendo a Casa sido herdada por sua prima em 2º grau:

    4ª- Catarina Benedita da Cunha de Figueiredo e Melo (1806-1878) casada com Cristóvão de Almeida de Azevedo e Vasconcelos (1790-1861), meus tetravós, pais do 1º Marquês de Reriz, meu trisavô.
    Por partilha com este seu irmão e herança de sua mãe, ainda no sec.19, passou o Senhorio da Casa dos Cunha e Melo para a sua filha:

    5ª- Caetana Luisa de Almeida e Vasconcelos (1837-1922), casada com Paulo Correia de Lacerda Lebrim e Vasconcelos (1819-1901). Por herança materna passou depois para o filho destes:

    6º- Cristovão da Cunha e Melo d'Eça Correia de Lacerda (1854-1938), que veio a casar com a sua prima direita Maria da Conceição de Almeida Azevedo e Vasconcelos de Cabedo e Lencastre, minha tia-bisavó, filha do Marquês de Reriz. Seguiu-se a sua filha:

    7º- Maria Margarida de Almeida e Vasconcelos Cunha e Melo Correia de Lacerda (1898-1992), e desta para as gerações actuais de suas filhas:

    8ª- Maria da Conceição e Maria Luísa.

    Resumindo:
    Desde a data da construção até hoje, num periodo com cerca de 300 anos, abstraindo o salto entre duas linhas colaterais, assistiu a Casa à passagem de oito gerações de proprietários (sendo quatro Cunha e Melo, seguidas de uma Almeida Vasconcelos e mais três Correia de Lacerda), a que se somam actualmente mais duas de descendentes já existentes.

    Ao longo do tempo a Casa foi sendo conhecida por diversas designações:

    I - 'Solar dos Cunha e Melo', desde a construção no sec.18 até ao início do sec.20.

    II - 'Casa de Baixo', nos finais do sec.19 princípios de 20, dada a multiplicidade de ligações de parentesco existentes, eram as duas Casas de família tratadas como Casa de Cima (Almeida Azevedo Vasconcelos - Reriz) e Casa de Baixo (Cunha e Melo), por se situarem ambas na actual Praça da República uma ao cimo outra em baixo.

    II - 'Solar dos Correia Lacerda', depois de 1922, por terem passado a ser esses os apelidos paternos do proprietário (6º).

    III - 'Casa das Paulas'. Na gíria popular local, durante todo o sec.20, em virtude da popularidade granjeada por duas filhas solteiras de Paulo Correia de Lacerda, marido da proprietária (5ª). D. Rosa e D. Feliciana conhecidas como as 'Senhoras Paulas', mantinham conversa animada desde a sacada de sua casa, com todos os que por ali passavam :)

    ResponderEliminar