domingo, 10 de agosto de 2014

Convento de Nossa Srª da Purificação, Moimenta da Beira





 Armas plenas de Mergulhão

"É um dos mais notáveis monumentos de Moimenta da Beira. A fundação desta unidade monástica deveu-se à família Mergulhão, especialmente a D. Fernão Mergulhão.

Nas casas onde nasceu e viveu, D. Fernão mandou edificar este convento de monjas, em favor de suas irmãs dedicadas à vida de clausura no Mosteiro de Semide e por remédio de sua alma e de seus pais, conseguindo da Santa Sé o seu reconhecimento, em 1594, por um Breve Papal de Clemente VIII.

Este convento feminino é composto de igreja, mirante, claustros, propriedade agrícola e cerca. De planta longitudinal, a igreja, de nave única, possui uma sacristia de plano quadrangular. São de realçar o revestimento dos alçados com painéis azulejares de tipo “tapete” (século XVII), azul, branco e amarelo, o púlpito e os retábulos de talha dourada barroca de estilo nacional e rococós. O brasão da família fundadora campeia quer no interior quer no exterior do convento.

Tendo como fim supremo a aproximação a Deus, as monjas seguiam a Regra de São Bento, regendo vários temas fundamentais à vivência monástica de uma comunidade, organizando-a segundo a máxima Ora et Labora (Orar e Trabalhar).

O convento cresceu quer em rendimentos, quer em número de religiosas. Contudo, em 1812, face às convulsões socio-políticas da época e à necessidade de reorganizar o Bispado, foi extinto pelo Bispo de Lamego, D. João Pincio, tendo as freiras e as rendas sido incorporadas no Convento das Chagas de Lamego. Após a extinção das Ordens Religiosas em Portugal, com a chegada ao poder dos Liberais, parte do convento passou a servir como habitação particular, mantendo ainda hoje essa função. Posteriormente, a igreja voltou a desempenhar funções de culto, tendo beneficiado de diversas obras de restauro e adaptação."

 in: http://moimentananet.blogspot.pt/2014_02_01_archive.html


Sem comentários:

Enviar um comentário