segunda-feira, 19 de março de 2012

Paço em Casal, Castelões, Tondela.




2 comentários:

  1. "Aterrei" acidentalmente neste post e verifico que contém um pequeno erro.
    O edifício não é em Múceres, mas sim no Casal, distando as duas povoações cerca de 2 km,
    Quanto ao facto de estar identificado como Paço, não digo que não o seja, mas gostaria de saber, se possível, que fontes identificam essa casa como Paço.
    Penso que em termos de importância social, essa seria maior no que se refere à casa que foi "destruida" e que surge referida neste link, http://solaresebrasoes.blogspot.pt/2012/03/solar-de-casteloes.html.
    Na mesma freguesia é ainda possível encontrar na povoação do Quintal, talvez a mais antiga, e no Rossio, mesmo ao lado, casas mais antigas.
    P.V.

    ResponderEliminar
  2. Caro leitor, agradeço a nota sobre a localização que já corrigi.
    Quanto à denominação de "Paço", segue-se neste blogue o significado mais comum da palavra, ou seja como sinónimo de palácio, resultado da contracção palatium >palácio >palaço >paaço >paço.
    Sendo dispare a fronteira entre o que é uma grande casa nobre ou um palácio, este termo pode causar alguma polémica, havendo inclusivamente quem afirme que "Paço" era toda a casa nobre por onde um monarca teria "passado" ou pernoitado.
    Já o termo "solar" é aplicado à casa nobre ou "paço" que deu origem a determinada linhagem ou linhagens obtendo um sinónimo perto de "casa mãe".
    É comum chamar-se às casas de arquitectura civil rural mais arrojada com elementos trabalhados como grandes frontões, janelas de avental e sacada, etc. etc. "casas solarengas", mas aqui sem qualquer ligação às famílias que nelas habitam ou habitaram.
    Quanto à casa "destruída" no Rossio de Castelões, espero que tenha passado a ironia do título, embora se saiba que esta moradia moderna foi construída sobre uma construção anterior que ostentava o brasão, mas da qual pouco se sabe.

    ResponderEliminar