terça-feira, 20 de março de 2012

Casa de Santar



Escudo de Fantasia ornado de paquife. Com elmo e timbre. Esquartelado: I - Melo. II - Pais.  III - Amaral. IV - Castelo-Branco, Timbre: Melo.
(Armas dos Condes de Santar) 






Escudo oval em cartela, ornado de paquife e elementos vegetalistas. Com coronel de nobreza. Esquartelado: I - Melo . II - Amaral.  III - Castelo-Branco   IV - Pais.
(Armas dos Condes de Santar)


Escudo de Fantasia ornado de paquife. Com elmo e timbre. Esquartelado: I - Melo (mal representado). II - Pais (mutilado?). III - Amaral. IV - Castelo-Branco. Timbre: Melo.
(Armas dos Condes de Santar) 




Armas de dignidade eclesiástica. Escudo Ibérico, timbre e chapéu eclesiástico, de onde saem dois cordões de 6 borlas ( Bispo) que se dividem em três ordens (1+2+3). Escudo Partido: I - Pais. II - Amaral. Timbre: Melo (?)
( Do Licenciado António Pais do Amaral)






Cronologia
Séc. 16 - construção do núcleo primitivo da casa, por João Gonçalves do Amaral; 1670 - Francisco Pais do Amaral e sua esposa D. Francisca Pais, instituiram o vínculo de Santar, nomeando administrador o seu filho, António Pais do Amaral; 1678 - data inscrita numa lápide da Capela alusiva à construção da mesma, pelo Licenciado e capitão-mor de Senhorim, António Pais do Amaral, sendo aí sepultado; 1690 - construção da Cozinha Velha; 1700 - data dos azulejos figurativos que decoram a fonte no exterior da Cozinha Velha; 1701 - foi sepultado na Capela Francisco Lucas de Melo *1, casado com a herdeira da Casa, Maria Luísa Pais do Amaral; séc. 18 - acrescentado novo corpo longitudinal prolongado para E.; 1727 - inicia-se a construção das adegas, pátio central e Fonte dos Cavalos, por ordem de Roque Jacinto de Mello, obras que se prolongaram até ao início do século seguinte, com o filho do mesmo, José de Mello Pais do Amaral; 1790 - data em azulejos no jardim; séc. 19 - realizaram-se diversas obras de remodelação no Solar e introduziram-se novos elementos arquitectónicos como a varanda alpendrada da fachada posterior; 1851 - D. Maria II atribuii a José de Mello Pais do Amaral de Sousa Pereira de Vasconcelos e Menezes e à esposa, Maria Rosa de Figueiredo da Cunha Eça Abreu de Melo Pereira de Lacerda e Lemos, o título de Viscondes de Taveiro, por acção do tio desta, arcebispo de Braga; 1904 - D. Carlos atribui o título de Conde de Santar a José Pedro Paulo de Mello de Figueiredo Pais do Amaral; séc. 20 - Pedro Paulo Pais do Amaral, 2º conde de Santar, responsável pelas últimas alterações na casa, acrescentando-lhe o bloco da denominada Galeria. Sem geração, deixou o vínculo a seu sobrinho, cuja filha, D. Maria Teresa é a 4ª Viscondessa de Taveiro e 4ª Condessa de Santar; 1905 - Pereira Cão executou os painéis de azulejo que revestem o Salão.
Características Particulares
Dois corpos efectuados em épocas sucessivas, perfeitamente harmonizados, cada um deles simétrico entre si. Coberturas dinamizadas por várias chaminés com remate piramidal, um dos volumes com cobertura de águas duplas. Pináculos de vários tipos, piramidais e em bola. Varanda alpendrada sobre o jardim, com conversadeiras. Frontões das janelas na fachada tardoz em azulejo polícromo. Dentro da Cozinha Velha uma fonte natural em granito, com nicho, sob templete com colunas e grande lareira de cantaria, assente em pilares. Capela com nave e ábisde, com decoração do século 17. Fonte do Jardim com azulejos representando cavaleiros, semelhantes aos do Palácio Fronteira
DGEMN

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