segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Solar de D. Maria Lutengarda Magalhaes Costa da Silva Cabral, em Fornos de Algodres






Escudo em cartela oval, sob elmo e timbre.
Esquartelado: I - Rebelo ( ver comentários). II - Costa. III - Silva. IV - Cabral.
Timbre: Cabral (?)

4 comentários:

  1. I Magalhaens, (mal representado) II Costa, III Silva, IV Cabral.
    Esta casa foi mandada construir por Maria Lutengarda Magalhaes Costa da Silva Cabral, irma do Conde de Cabral; Jose Bernardo da Silva Cabral e do Conde e Marquez de Tomar, Antonio Bernardo da Costa Cabral!

    ResponderEliminar
  2. Mais uma vez, muito agradeço a sua preciosa colaboração. Nunca iria imaginar ser o primeiro quartel de Magalhães...
    Atenciosamente,

    Manuel Ferros.

    ResponderEliminar
  3. Creio que estão a falar de D. Maria Lutgarda da Silva Cabral (ou M.L. da S. da Costa C.), que foi efetivamente irmã do marquês de Tomar. No entanto, não compreendo a razão pela qual usaria o brasão da família Magalhães quando creio não possuir qualquer ascendente com esse apelido. D. Maria Lutgarda casou com Francisco Caetano das Neves e Castro (n. de Travanca de S. Tomé), de quem teve geração - nomeadamente António Bernardo da Costa Cabral das Neves (que por vezes também assina Cabral e Castro), lic. em direito pela UC. Outro irmão de D. Maria Lutgarda, João Rebelo da Costa Cabral, juiz do STJ e presidente da câmara dos deputados, é que casou com uma Magalhães: D. Maria Isabel do Couto Magalhães, filha de Joaquim António de Magalhães, doutor em direito, conselheiro do STJ e ministro. Julgo que não houve geração deste casal

    ResponderEliminar
  4. Então, e embora mal representado, voltarei à primeira forma, de identificar o primeiro quartel como Rebelos, dos costados maternos de D. Maria Lutengarda, o que também me parece mais plausível.
    Obrigado a ambos.

    ResponderEliminar