terça-feira, 13 de novembro de 2012

Casa Grande - Seixas - Vila Nova de Foz Côa.



Armas de Fonsecas em chefe, sob elmo e timbre.

6 comentários:

  1. esta foto corresponde à Casa Grande, na freguesia de Seixas do concelho de Vila Nova de Foz Côa, pertence à familía Aguilar. Cumprimentos
    Teresa Aguilar

    ResponderEliminar
  2. Cara Teresa Aguilar, muito obrigado pela informação. Agora sim temos o solar identificado. Bem Haja!

    ResponderEliminar
  3. Uma dúvida?
    A casa foi adquirida pelo Sr.Aguilar não era da familia Aguilar?
    Estou errado?
    E a quem foi comprada a casa?

    ResponderEliminar
  4. Esta Casa foi da Família Fonseca e edificada por Luís da Fonseca, filho do Capitão Miguel da Fonseca e de D. Ana Domingues e que casou em Seixas em 1729 com D. Maria Moutinho de Vasconcellos e Castro. O último proprietário nesta família foi o Comendador José Marcelino de Gamboa Fonseca e Costa, que foi Comendador da Ordem de Cristo, Vereador e Presidente da Câmara Municipal do Fundão. Herdou a casa de sua mãe D. Teresa de Jesus da Fonseca e Vasconcelos, representante dos Fonsecas, de Seixas. A sua irmã D. Josefa de Gamboa, herdou de seu pai (José de Gamboa e Costa) o Solar dos Gamboa, em Castelo Novo, pertencente ainda hoje aos seus descendentes.
    Actualmente é representante desta Família os Gamboa Pestana Boavida, de Alpedrinha.
    Espero ter ajudado.
    Cumprimentos
    Luis Carvalho

    ResponderEliminar
  5. Será que o padre António da Fonseca autor das "Memórias Paroquiais de 1758" referentes a Seixas, pertenceu a essa família Fonseca, primeira proprietária da casa? Sabe em que data e de que forma esta passou para a Família Aguilar?
    Obrigada
    Ana Filipe

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,
      Foram vários os membros desta famílias que seguiram a carreira eclesiástica. Um deles foi o Padre António da Fonseca (penso ser o que refere) que nasceu em Seixas, onde foi baptizado em 1694. Foi Vigário de Longroiva e faleceu em 1774.
      Cumprimentos,
      Luis Carvalho

      Eliminar