quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Casa do Visconde de Altas Moras - Moura

 

(Fotos de Carla de Sousa)

Escudo sob coronel de visconde.
Esquartelado: I - Limpo. II - Lacerda. III - Abreu. IV - Pereira.

"Propriedade particular, foi Solar de D. Manuel Quaresma Limpo Pereira de Lacerda, Visconde d'Altas Moras. Edifício do Se´c. XVIII e ampliado no Séc. XIX, localiza-se na Praça Gago Coutinho, e tem na fachada principal o brasão e armas dos Lacerdas.
Conta a lenda que o arco que dá acesso à Porta Nova, o "Arco do Visconde", foi mandado edificar face a uma jura que o Visconde fez a um seu opositor político, pelo qual nutria grande ódio. Assim, com aquela construção, forçava o rival a passar por baixo dos seus pés, nem que fosse morto, quando conduzido para o cemitério.
"

Casa do Santo Condestável - Reguengos de Monsaraz

 (Foto de Carla de Sousa)

Escudo sob elmo e timbre, ornado de paquife.
Esquartelado: I e IV - Sousa (do Prado). II - Sobrinho III - Pina
Timbre: Sousa.

CBA passada a 3 de Fevereiro de 1721 em nome de Francisco Pedro Sobrinho de Sousa (AHG - 841)

Palacete dos Guerra, Leiria


( Fotos de Carla de Sousa)

Escudo sob elmo, timbre e diminuto paquife.
Terciado em pala: I - Costa. II - Guerra. III - Pereira.
Timbre de Guerra.

Armas usadas pelo primeiro Visconde da Barreira, concedidas anteriormente por D. José, em 15-09-1755, a José Pereira da Costa Guerra.

(IN: Gonçalves, Alda Sales Machado - Heráldica Leiriense, Ed C.M.L., 1992, p.49)

Casa do Terreiro ou Palácio dos Ataídes - Leiria



Escudo sob coronel de nobreza.
Esquartelado: I e IV - Silva. II e III - Ataíde.

(Fotos de Carla de Sousa)

Lisonja esquartelada de I e IV - Silva. II e III - Ataíde, sob coronel de nobreza, ornado de paquife.

(IN: Gonçalves, Alda Sales Machado - Heráldica Leiriense, Ed C.M.L., 1992, p.63)

Solar dos Caldeira Bourbon, Zebras, Orca, Fundão.



 
Escudo sob elmo e timbre.
Esquartelado: I - Leitão- II - Pinto. III - Caldeira. IV - Carvalho.

Solar dos Gamboas - Castelo Novo




Lisonja esquartelada de I - Fonseca/Coutinho? II - Costa. II - Leitão?. IV - Homem.

Casa de Silvestre Leitão - Castelo Novo







SILVESTRE
FERNANDEZ LEITON
MANDOU FA
ZER ESTA OBRA
NO ANO DE 1616

Solar da Quinta dos Ouriços - Castelo Novo




Escudo sob elmo e timbre de Cabrais, adornado de paquife.
Partido: I - Costa. II - Cortado de 1 - Cabral. 2 - Silveira?

Castelo Novo. Capela de São Brás




Castelo Novo - Fundão








quinta-feira, 27 de junho de 2013

Sé Catedral de Lamego













Armas de D. Frei Feliciano Nª Senhora, bispo de Lamego de 1742 - 1771

















Armas de D. Manuel  de Noronha, bispo de Lamego de 1551 a 1564
Armas de Câmaras




Sepultura de D. Manuel  de Noronha, bispo de Lamego de 1551 a 1564
Armas de Câmaras 
 

Armas de D. Manuel  de Noronha, bispo de Lamego de 1551 a 1564
Armas de Câmaras

Armas de D. Manuel  de Noronha, bispo de Lamego de 1551 a 1564
Armas de Câmaras 
 
Armas de D. Manuel  de Noronha, bispo de Lamego de 1551 a 1564
Armas de Câmaras 
 
Armas de D. Frei Feliciano Nª Senhora, bispo de Lamego de 1742 - 1771

Torre
É uma construção românica, até à altura dos sinos (séc. XII-XIII), possuindo frestas interessantes do mesmo período, com especial destaque para a notável fresta que se abre do lado nascente. A parte cimeira é já obra do séc. XVI, da iniciativa do bispo D. Manuel de Noronha que ali deixou gravada a sua pedra de armas. A Torre serviu de cadeia por muito tempo, até que o Bispo D. Frei Feliciano de Nossa Senhora  resolveu retirar o cárcere, "tenebroso, que mais parecia sepultura de mortos” (Azevedo, 1877).
Frontaria
Na fachada, podem admirar-se três notáveis pórticos de arquivoltas múltiplas, magnificamente lavrados no granito, obra dos finais do gótico flamejante, notando-se nos dois laterais já influência do período renascentista. As portas robustas e almofadadas, são valiosos exemplares da marcenaria portuguesa.
Interior
O corpo principal está dividido em três naves, correspondendo cada uma à sua porta de entrada, avultando nas abóbadas as coloridas pinturas de Nicolau Nasoni, executadas entre 1737 e 1738, representando passagens do antigo Testamento.
A capela-mor é ampla e grandiosa onde se pode ver, sobre o altar-mor, uma boa tela representando Nossa Senhora da Assunção.
A Capela do SS. mo Sacramento possui três magníficos altares de talha dourada da autoria de João Correia Lopes, construídos por volta de 1753. Cada um destes altares possui uma pintura em tela (séc. XVIII). Ainda nesta capela, merece especial atenção o riquíssimo frontal em prata cinzelada de fabrico portuense do séc. XVIII. A meio da nave norte conserva-se um púlpito de bela execução artística, obra de João Correia Monteiro (1762).
Coro - Alto
Podemos ali admirar uma magnífica escultura em madeira estofada do Senhor Jesus Crucificado (séc. XVIII) e ainda, nesta sala, uma imagem de Nossa Senhora da Conceição – escultura portuguesa em madeira estofada do século XVII. Encostada à grade do coro, sob um baldaquino de vistosa talha dourada, sustentado por quatro colunas, está o Cristo Crucificado, em madeira estofada (sé. XVIII). Na sala ao lado, sobreposta à nave da Epístola, existe uma bonita imagem de Nossa Senhora da Vitória, trabalho nacional em madeira estofada (séc. XVI).
Claustro
Concluído em 1557, apresenta quatro grupos de arcos do período de transição do gótico para o renascimento. Neste espaço, junto à arcaria do lado nascente, existem duas capelas mandadas construir pelo bispo D. Manuel de Noronha, no século XVI, uma de invocação a S. Nicolau e outra a Santo António. Estas capelas apresentam altares de boa talha sendo as paredes laterais da capela de S. Nicolau revestidas de magníficos painéis cerâmicos (séc. XVIII) referentes a S. Nicolau. Ambas possuem admiráveis portões em ferro forjado, da melhor serralharia portuguesa. 
Classificação: MN - Monumento Nacional

Localização: centro histórico de Lamego