quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

Capela de Nª Sra. da Piedade, Vale de Açores, Mortágua


Escudo de fantasia, em cartela de volutas, sob coronel de nobreza.
Partido: Veiga de Nápoles com sobre-o-todo, uma cruz da Ordem de Cristo. II - Telo (Teles de Menezes)? Noronha? (mal representados).

Capela de Nª Senhora da Piedade, Vale de Açores, Mortágua. A capela, que terá sido oitavada, foi mudada de local e descaracterizada. Capela pertencente à quinta das Palmeiras, no mesmo sitio.

Segundo as Memórias Paroquiais de Mortágua, de 25 de Abril de 1758 :

"Tem a ditta freguesia as ermidas seguintes, a de S. Domingos dentro da villa, a de S. Brás dentro do Barril, a de S. Francisco em monte junto do Gontinho, a de Nossa Senhora da Conceição, junto de Almassinha, a de Santa Luzia junto ao lugar de Freixo, a do Senhor do Mundo situada em hum monte, a de Nossa Senhora da Piedade junto ao lugar de Val de Assores e no mesmo outra da Nossa Senhora da Conceição que pertence a Bernardo de Napoles Lemos e Menezes".

"Os senhorios exceptuados no capitullo 18 que entram também nesta freguezia são os seguintes, Bernardo de Napollos, da villa de Vizeu a quem pertence as recoens de outro hum lugar de Santa Christina, e do Painsello e de Avelleira, e das Trutas, e de Val de Carneiro, e da Falguaroza. E Bernardo da Cunha, do lugar de Maorqua tem as reçoens de Pumares e Val da Vide. E Joam Cornellos, da villa de Mortagoa tem a reçam do luguar da Castanheira".

Poderá ter sido equívoco do pároco, a troca de oragos. Este Bernardo de Nápoles Lemos de Menezes era também morgado de Penacova.

Sem comentários:

Enviar um comentário