quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Casa do Pátio, Vila Seca, Armamar







7 comentários:

  1. Meu nome é Heloisa. Moro no Brasil. Gostaria de saber mais acerca deste brasão. Como posso obter informações? Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito bom dia D. Heloisa
      É a pedra de armas de Miguel de Almeida Vaz Pinto Donas-Boto na sua casa em Vila Seca, concelho de Armamar, distrito de Viseu.
      Leitura heráldica: Almeida / M.A (?).
      Caso pretenda, terei muito gosto em fornecer mais informações sobre esta família.
      Os melhores cumprimentos
      Albano Chaves / albanochaves@sapo.pt

      Eliminar
  2. Muito bom dia
    Só hoje li o seu pedido. Sou autor de um livro que inclui a genealogia do titular deste brasão, que é Miguel de Almeida Vaz Pinto Donas-Boto (1773-1850). Se estiver interessada em mais informações, terei muito gosto em as fornecer. Queira dar-me o seu e-mail. Meu e-mail: albanochaves@sapo.pt.
    Cumprimentos
    Albano Chaves

    ResponderEliminar
  3. Boa noite sr.º Albano Chaves, o meu nome é Maria João Sá Lopes, filha de António de Sá Lopes e tenho vindo a pesquisar o mais extensivamente que me tem sido possível acerca da minha família Sá Lopes. Ao pesquisar no Geneall acerca, vi os seus vários "depoimentos", que muito me ajudaram. A família tem brasão (Sá Lopes), imagino que o brasão de Miguel de Almeida Vaz Pinto Donas-Botto seja outro correcto? Teria como me ajudar? Faço esta pesquisa por mim mas também, e em grande parte, pelo meu pai. Muito obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde Srª D. Maria João
      Como tenho muita informação, o melhor é contactarmos por e-mail: albanochaves@sapo.pt
      cumprimentos
      Albano Chaves

      Eliminar
  4. Muito bom dia D. Maria João Almeida
    O que sei sobre SÁ LOPES é só o seguinte:
    MIGUEL DE ALMEIDA VAZ PINTO DONAS-BOTO
    Juiz de fora. Nasceu em Vila Seca, Armamar, a 15.5.1773, onde foi baptizado a 23, falecendo na mesma localidade a 20.1.1850. Em Julho de 1800, apadrinhou um baptizado em Freixo de Numão. Casou com ANA CÂNDIDA DE SÁ LOPES, senhora virtuosíssima que faleceu com opinião de santa em 1865.
    Filho
    RUI VAZ PINTO DE SÁ LOPES
    Nasceu em Vila Seca a 29.10.1817, onde faleceu a 19.12.1858. Possuía casa em Moimenta da Beira, (posteriormente, posto da GNR). Está sepultado juntamente com seus pais no mausoléu mandado erigir por sua mãe no adro da igreja matriz de Vila Seca. Em Vila Seca havia nessa altura dois bons edifícios, sendo um deles, sem brasão, pertencente a José Isidoro Guedes, 2º visconde de Valmor. O outro tem pedra de armas e pertenceu a Miguel de Almeida Pinto Donas-Boto. Por sua morte, passou ao seu filho Rui e, por morte deste, a sua mãe, Ana Cândida de Sá Lopes. Veio, por fim, a recair no sobrinho de Ana Cândida de Sá Lopes, António Pedro de Alcântara Sá Lopes, residente na sua casa e quinta do Bom Sucesso, no Porto, filho do desembargador António de Sá Lopes (irmão de Ana Cândida de Sá Lopes ) e de sua mulher Rita de Cássia Pereira Forjaz.

    Tenho fotos dos brasões, que enviarei se me der o seu e-mail.
    Com os melhores cumprimentos e ao dispor,
    Albano Chaves / albanochaves@sapo.pt

    ResponderEliminar
  5. A família Botelho habitou essa casa durante décadas. Tenho fotografias e registros da época.

    ResponderEliminar