Armas de D. Frei Feliciano Nª Senhora, bispo de Lamego de 1742 - 1771
Armas de D. Manuel  de Noronha, bispo de Lamego de 1551 a 1564
Armas de Câmaras 
Sepultura de D. Manuel  de Noronha, bispo de Lamego de 1551 a 1564
Armas de Câmaras 
Armas de D. Manuel  de Noronha, bispo de Lamego de 1551 a 1564
Armas de Câmaras 
Armas de D. Manuel  de Noronha, bispo de Lamego de 1551 a 1564
Armas de Câmaras 
Armas de D. Manuel  de Noronha, bispo de Lamego de 1551 a 1564
Armas de Câmaras 
Armas de D. Frei Feliciano Nª Senhora, bispo de Lamego de 1742 - 1771
Torre
É
 uma construção românica, até à altura dos sinos (séc. 
XII-XIII), possuindo frestas interessantes do mesmo período, com 
especial destaque para a notável fresta que se abre do lado nascente.
 A parte cimeira é já obra do séc. XVI, da iniciativa do bispo D. Manuel
 de Noronha que ali deixou gravada a sua pedra de armas. A Torre serviu 
de cadeia por muito tempo, até que o Bispo D. Frei Feliciano de Nossa 
Senhora  resolveu retirar o cárcere, "tenebroso, que mais parecia 
sepultura de mortos” (Azevedo, 1877).
Frontaria
Na
 fachada, podem admirar-se três notáveis pórticos de arquivoltas 
múltiplas, magnificamente lavrados no granito, obra dos finais do gótico
 flamejante, notando-se nos dois laterais já influência do período 
renascentista. As portas robustas e almofadadas, são valiosos exemplares da marcenaria portuguesa.
Interior
O
 corpo principal está dividido em três naves, correspondendo cada uma à 
sua porta de entrada, avultando nas abóbadas as coloridas pinturas de 
Nicolau Nasoni, executadas entre 1737 e 1738, representando passagens do
 antigo Testamento.
A capela-mor é ampla e grandiosa onde se pode ver, sobre o altar-mor, uma boa tela representando Nossa Senhora da Assunção.
A
 Capela do SS. mo Sacramento possui três magníficos altares de talha 
dourada da autoria de João Correia Lopes, construídos por volta de 1753.
 Cada um destes altares possui uma pintura em tela (séc. XVIII). Ainda 
nesta capela, merece especial atenção o riquíssimo frontal em prata 
cinzelada de fabrico portuense do séc. XVIII. A meio da nave norte 
conserva-se um púlpito de bela execução artística, obra de João Correia 
Monteiro (1762).
Coro - Alto
Podemos
 ali admirar uma magnífica escultura em madeira estofada do Senhor Jesus
 Crucificado (séc. XVIII) e ainda, nesta sala, uma imagem de Nossa 
Senhora da Conceição – escultura portuguesa em madeira estofada do 
século XVII. Encostada à grade do coro, sob um baldaquino de vistosa 
talha dourada, sustentado por quatro colunas, está o Cristo Crucificado,
 em madeira estofada (sé. XVIII). Na sala ao lado, sobreposta à nave da 
Epístola, existe uma bonita imagem de Nossa Senhora da Vitória, trabalho
 nacional em madeira estofada (séc. XVI).
Claustro
Concluído
 em 1557, apresenta quatro grupos de arcos do período de transição do 
gótico para o renascimento. Neste espaço, junto à arcaria do lado 
nascente, existem duas capelas mandadas construir pelo bispo D. Manuel 
de Noronha, no século XVI, uma de invocação a S. Nicolau e outra a Santo
 António. Estas capelas apresentam altares de boa talha sendo as paredes
 laterais da capela de S. Nicolau revestidas de magníficos painéis 
cerâmicos (séc. XVIII) referentes a S. Nicolau. Ambas possuem admiráveis
 portões em ferro forjado, da melhor serralharia portuguesa.  
Classificação: MN - Monumento Nacional
Localização: centro histórico de Lamego 
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